terça-feira, 29 de março de 2011

Atividade a distância

Laboratórios de Informática nas Escolas.


Agora, com o advento da internet "banda larga" na maioria das escolas públicas urbanas (sem contar as particulares que, praticamente, todas tem essa tecnologia) vem a grande pergunta: e os laboratórios de informática?

A primeira reflexão é sobre se a escola tem esse laboratório. Ter essas máquinas nas escolas públicas não é tarefa fácil, mas também, não é tão complicado. Todos os anos saem editais para a formação desse aparelhamento das escolas, bem como, oferta por parte do poder público (seja federal, estadual ou municipal) para prover a instituição escolar com essa tecnologia e há casos de parcerias com setores privados que são verdadeiros sucessos. A questão maior está no envolvimento do corpo dirigente e comunidade para adquirir tais computadores.

Outra questão é sobre o que fazer com o laboratório quando a escola ganha ou o adquire? Esta é, talvez a pergunta mais difícil e vamos enumerar alguns posicionamentos para auxiliar na compreensão. Obviamente que aqui não vão ser esgotadas todas as questões, mas algumas são imprescindíveis de serem chamadas à atenção:
- O corpo de professores está preparadao para o uso do laboratório?
- Ele compreende a dinâmica de um laboratório e sabe usá-lo para criar aulas mais interessantes e colobarativas ou se tornou o “local privilegiado da matação de aula quando o professor está com preguiça“? (me desculpe a franqueza, mas isso ocorre com frequência)
- Há pessoal técnico disponível para auxiliar o professor e um responsável pelo laboratório? Pois não é fácil dar atenção a todos os alunos, visto que, nem todos sabem usar a máquina e essa atenção é, praticamente, a CADA aluno.
- As máquinas estão em bom estado, bem como, o laboratório em geral está organizado, em perfeito funcionamento e é um ambiente agradável e ergonomicamente correto para o uso educacional?
- Os alunos foram instruídos de que as máquinas são coletivas, portanto, é um bem público e devem usá-las com esmero e não danificarem os aparelhos?
- Os softwares são TODOS legais? Escola não deve usar PIRATARIA DE JEITO NENHUM, afinal, esse é um local onde a ética deve ser levada totalmente a sério.
- Se os softwares não são legais o que fazer para legalizá-los? Caso a escola não tenha finanças suficiente para comprar os softwares, há inúmeros (E MUITO BONS) softwares livres que são opções reais, baratas e eficazes para prover a escola com programas excelentes.
- As máquinas estão com antivírus? Este é um cuidado que deve ser levado ao extremo, pois, muitas máquinas param de funcionar simplesmente pq foram danificadas por vírus. Há no mercado inúmeras marcas e muitas delas são gratuitas.
- O corpo dirigente compreende que o laboratório é um importante local para a criação de aulas e processos de ensino-aprendizagem muito eficaz para a melhoria do ensino e, assim, o percebe como um ambiente privilegiado na escola?
- Está o laboratório sendo usado não apenas para o ensino, mas também, para a inclusão digital da comunidade? Afinal, este também é um papel da escola.

Situações que deveriam ser ideiais para o uso dos laboratórios:
- Todos os envolvidos no uso deveriam passar por cursos de capacitação para poder tirar proveito maior do laboratório.
- Os cursos de capacitação podem ser dados na própria escola, aproveitando, caso tenha, o pessoal responsável pelo laboratório, afinal, colocar como responsável alguém que tenha apenas “boa vontade” e não conhecimento profundo, é perder uma grande oportunidade de fazer desse laboratório um local para a capacitação de professores, funcionário, pais e alunos.

 Texto de Glaucio J. C. Machado

4 comentários:

  1. Como também trabalho no laboratório de informática de duas escolas do município, creio que temos uma imensa importância dentro das expectativas tanto dos professores quanto dos nossos alunos, pois precisamos auxiliá-los nas suas dificuldades, mas muitos não entendem que também temos limitações sobre certos assuntos, entretanto no meio competitivo do mundo globalizado em que estamos inseridos remete-nos a busca infindável de novos conhecimentos dos assuntos e temas utilizados dentro e fora da sal de aula, principalamente com o avanço das tecnologias.
    Sendo assim podemos considera-nos capacitados para que possibilitarmos algumas pessoas de comunidades menos privilegiadas para a exploração desses recursos, assim ao menos deixando seres envolvidos e investigativos dos fatores que os cercam.

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  2. Como responsável pelo Labortório de Informática de uma escola estadual posso dizer que uma série de fatores precisam funcionar para que o recurso tecnológico oferecido possa realmente surtir efeito e atingir os objetivos propostos. Os agentes transformadores que compreendem os gestores escolar, professores, administradores do estado e da nação devem funcionar como elos importantes na formação dessa corrente de fatores que configura o real desempenho e funcionalidade dos Laboratórios de informática. De nada resolverá o Ministro Liberar os equipamentos para as escolas se as coordenadorias não capacitarem seus profissionais ou a escola não abir espaço para que estes profissionais ampliem seus conhecimentos. Há alguns anos muitas escolas já dispunham de Laboratório, porém faltava profissional capacitado. Faltava operacionalidade dos equipamentos, faltava interesse do governo em melhorar a aprendizagem e a educação como um todo.Belo tema a ser abordado. Parabéns!
    30 de março de 2011 09:57

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  3. Cara colega, concordo plenamente com você, pois o laboratório tendo uma pessoa que não tenha apenas a vontade de trabalhar mas além disso também e principalmento conhecimento no ramo, essa ferramenta "computador" abre um campo muito grande no processo pedagógico, tanto focalizando o aluno como comunidade, professores, a todos que se engajarem nesse processo.

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  4. Concordo plenamente com o comentário do colega Fernado.

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